Translate

quarta-feira, 23 de abril de 2014

Manejo do Cancro-Cítrico com Imidacloprid

          O uso do inseticida Imidacloprid  - Provado via Drensh ou Winner via tronco, resultou em uma menor incidência e um melhor controle do Cancro Cítrico, importante e preocupante doença que atinge os pomares cítricos. Isso ocorre porque dentro da planta, o Imidacloprid é decomposto em outras duas substâncias; uma delas, o ácido 6 cloro nicotílico, tem um efeito sobre o SAR (sistema de indução de resitência) das plantas. Dessa forma, plantas tratadas com Winner ou Provado via Drensh possuem uma menor chance de desenvolver o Cancro Cítrico. Além desse importante efeito, ainda temos um excelente controle de pragas sugadores como  Psilídeos, Cigarrinhas e sobre a larva minadora, praga essa que é um precursor ao desenvolvimento do Cancro. Abaixo vemos algumas fotos dessa doença.



Fonte: google.com.br

          Segue link do resultado da pesquisa norte-americana do Imidacloprid AQUI

domingo, 20 de abril de 2014

Colheita de amendoim na Argentina

          Da mesma forma que o arrancador de amendoim na Argentina é muito maior que o nosso, também as máquinas para colher o amendoim possuem uma certa vantagem com o terreno plano de lá. São praticamente máquinas duplas de colheita, que recolhem, então, 8 linhas de amendoim por vez contra 4 linhas aqui no Brasil. Abaixo, vemos um vídeo com uma máquina brasileira da MIAC, muito comum na Argentina e também com muitos elogios por parte dos agricultores presentes no evento, realizando uma demostração de campo.



          Também foi apresentada uma máquina produzida na Argentina, da marca COBRA e uma americana da marca AMADAS. Essa última pode ser vista no link AQUI.

quarta-feira, 9 de abril de 2014

Demonstração de Arranque de Amendoim na Argentina

          Uma das grandes vantagens que a Argentina tem sobre nós do Brasil é o custo com o arranque. Devido a topografia do solo ser muito plana, é possível realizar esta operação não com 2 ou 4 linhas como é comum aqui, mas sim com 12 linhas formando 3 leiras. Isso torna a operação mais rápida e mais barata.



          Podem notar, que diferentemente do Brasil, essa máquina arranca linhas individuais e não linhas duplas. Um dos fatores é que o espaçamento do plantio é de 70cm.

segunda-feira, 7 de abril de 2014

Produção de Amendoim na Argentina

          Apesar de uma redução na área plantada com amendoim, a Argentina deve ter uma produção 4.8%  superior a safra passada. Isso se as condições climáticas continuarem a ajudar e não ocorrer nenhuma geada nesse período. Para a província de Córdoba, que responde por 90% da produção argentina, a estimativa de colheita é de aproximadamente 985 mil ton, algo em torno de 5% a mais que no ano anterior. A expectativa é que essa produção gere algo próximo de US$ 700.000.000,00 com as exportações de farinha, manteiga, óleo e amendoim torrado. Fonte: http://www.lavoz.com.ar/

Colheita entra na reta final

          A colheita do amendoim no interior de São Paulo está entrando em sua fase final. Todo o amendoim vermelho já foi colhido, e agora resta algumas áreas do amendoim branco, principalmente áreas cultivadas com a variedade IAC 503, variedade essa mais tardia, com ciclo de 150 dias, porém mais produtiva e mais resistente as doenças.





segunda-feira, 31 de março de 2014

Rio Seco

          Dentre muitas coisa que vimos na Argentina, uma me chamou a atenção. Já ouvi diversas vezes pessoas falando de represa seca, mas lá pude ver o Rio Seco. Sim, um rio sem água; porém sem água superficial. Há no local um leito de rio de aproximadamente 35 metros de largura, com mata ciliar, tudo certinho; a grande diferença é que nesse leito há apenas areia. Um perfil de +/- 70 metros de profundidade de areia e que no fundo corre água. Dessa forma existe o leito de um rio, com água correndo no subsolo. Na minha opinião, uma das paisagens mais incríveis que já vi.






Viagem Técnica II

          Depois de muitos preparativos e muita ansiedade, concluímos mais uma etapa técnica na cultura do amendoim. Fábio e eu estivemos na Argentina, conhecendo um pouco mais dessa cultura tão importante e expressiva para nosso vizinhos argentinos e para nós também. Pudemos visitar algumas áreas comerciais, e entender um pouco mais sobre suas técnicas, manejos, tratos culturais e maquinário utilizado. Vimos toda a sua preocupação no combate ao Carvão do Amendoim, buscando novos produtos e novos cultivares resistentes; suas lutas no combate as doenças de solo como Fusariose e Rhizoctonia. Também pudemos entender porque hoje, a Argentina, mais precisamente a província de Córdoba, tem um reconhecimento mundial de seu amendoim. Os agricultores, os órgãos competentes como a CIA Cabrera e o INTA, os órgãos públicos, todos voltados para buscar novas tecnologias e novas soluções para os problemas. Com isso, temos nosso vizinho país como um dos maiores, senão o maior,  exportador mundial de amendoim. Agradeço a todos que nos ajudaram e que nos acompanharam em nossa estadia. Pessoas como Inácio, Ezequiel, Bruno (nosso conterrâneo), Mariano e Alberto, que não mediram esforços, mesmo diante de dificuldades como o idioma, em nos auxiliar. Amigos que fizemos em tão pouco tempo, mas que levaremos conosco. Obrigado a todos!!!


Ednelson, Inácio, Mariano e Fábio 


Ednelson, Mariano e Fábio


 Fábio Gaúcho


sexta-feira, 21 de março de 2014

Viagem Tecnica

          Estamos nos preparando para mais uma grande missão. Na segunda-feira dia 24 de março, estaremos partindo para Córdoba na Argentina, eu e meu amigo e consultor da cultura do amendoim Fábio, também conhecido por Gaúcho. Vamos em busca de novas informações e novas tecnologias para essa cultura tão importante na região de Itápolis, Ibitinga, Borborema, Novo Horizonte e Itajobi, cidades essas atendidas por nós e por mais alguns consultores. Estamos dando o máximo para que possamos voltar cheios de novidades. Agradeço a todos que estão se empenhando em nos ajudar, particularmente a Juan Ignácio, que não está medindo esforços para nos receber em terras Cordobenhas. Em tão pouco tempo de contato, se mostrou uma pessoa totalmente disponível, se prontificando a nos acompanhar, a nos auxiliar durante nossa estadia em Córdoba. Muito obrigado Ignácio.


          Para maiores informações, clique aqui!

sábado, 15 de março de 2014

O grande desafio

          Sabemos que a agricultura e a pecuária vem a algum tempo, dando ao Brasil um lugar de destaque no mercado internacional, seja pela produção de soja, de suco de laranja, de gado de corte, de frango, milho, ou qualquer outra atividade relacionada ao setor. Com o amendoim não é diferente. Nós temos hoje no Brasil, grandes agricultores, que vem buscando a cada dia se aprimorar nessa cultura tão importante. Mas, como diz um velho provérbio, "é necessário matar um leão por dia", nós também temos que "matar" o nosso leão a cada dia. Leão esse das dificuldades ocasionadas pelas pragas e doenças, pelos fatores climáticos, pelo conhecido Custo Brasil, por falta de apoio das autoridades competentes, entre tantos outros. Meu intuito neste post é mostrar que mesmo diante de todas essas dificuldades, encontramos pessoas dispostas a dar o melhor de si, a fazer algo a mais, a ir além. Pessoas que muitas vezes abrem mão de seus próprios desejos, de suas próprias vaidades para fazer a terra florescer. Para poder levar a mesa de cada um de nós, o alimento nosso de cada dia. Quero agradecer a todos os nossos agricultores e pecuaristas, e dizer-lhes que não desistam nunca de seus objetivos e ideais, pois quanto maiores forem as dificuldades, tenham certeza, maiores serão as recompensas. A vocês, meu muito obrigado.










 

segunda-feira, 10 de março de 2014

Seca continua a prejudicar a agricultura paulista

          O período de seca pelo qual estamos passando, vem assustando muito os agricultores do interior paulista. Muitas lavouras sendo prejudicadas, seja pelo ataque de pragas e doenças como, por exemplo, o Trips, Ácaros, Viroses, como pela falta de água. A situação é tão grave, que em alguns pontos do Rio Tiete, importante rio paulista, podemos ver "ilhas" se formando, bem como um bosque de árvores secas, que outrora ficavam submersos e imperceptíveis. As chuvas que ocorreram no final do mês de fevereiro e começo do mês de março ajudaram muito, porém ainda são insuficientes para normalizar o nível dos rios. Abaixo vemos um ponto do Rio Tiete.



sexta-feira, 7 de março de 2014

Seca prejudica produtores de amendoim

          A grande estiagem que assolou o interior paulista, afetou diretamente a produção de praticamente todos os setores agrícolas, como soja, laranja, milho, cana e amendoim. Estima-se que a quebra na produção de amendoim seja superior a 50%. Além da menor produção, os grãos produzidos são de baixa qualidade, influenciando no rendimento final, e por conseguinte, no preço pago ao produtor. Abaixo podemos ver alguns dos efeitos da seca na região de Borborema.






quinta-feira, 6 de março de 2014

6º Circuito del Maní

          Acontecerá no próximo dia 27 de março, o 6º Circuito del Maní, na cidade de General Deheza, Córdoba - Argentina. O intuito desde evento é apresentar aos produtores argentinos, as novidades no setor do amendoim, como máquinas, produtos, arranque e colheita. É considerado o mais importante evento a campo da cultura do amendoim. Vale lembrar, que hoje a Argentina é o principal exportador mundial de amendoim, tendo sua produção comercializada no mercado Europeu, Asiático e Americano. Tamanha é a importância deste evento, que grandes empresas como a BAYER CROPSCIENCE, BASF E SYNGENTA estão dando todo o apoio e suporte a este grande evento. Parabéns a CIA GEN. CABRERA e ao INTA, organizadores do evento.



terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ataque de ácaros

          Nos últimos dois anos uma nova praga vem dando dor de cabeça aos produtores de amendoim. São os ácaros. Insetos muito comuns em outras culturas, principalmente nos citrus, agora vem tomando um lugar de destaque também no amendoim. Alguns fatores favorecem o desenvolvimento dos ácaros, como por exemplo, um período de estiagem prolongado; também o uso indiscriminado de alguns inseticida podem causar um desequilíbrio na lavoura, favorecendo o aparecimento desta praga. Os ácaros "raspam"as folhas, dando uma aparecia "esbranquiçada" às mesmas; dessa forma, essas folhas realizam menos fotossíntese, e por consequência, redução na produção. Podem também, no caso de uma infestação muito severa, causar a desfolha das plantas, prejudicando e muito, o momento da colheita.








          Segue link do Centro Apta com mais detalhes sobre histórico, danos e manejo desta praga. Acesse Centro Apta e tenha mais informações.








segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Visita técnica a campo de soja em Taquarituba - SP

          Varias pessoas estiveram presentes em Taquarituba, região de Pirajú para participar de um dia de campo sobre a cultura da soja. Na ocasião foi apresentada a nova soja INTACTA, variedade resistente as lagartas. Também foi apresentado o manejo nutricional utilizado; após a correção necessária com calcário e gesso, foi aplicado 1 ton/alq do adubo LIBERFÓS, composto por fósforo, cálcio e matéria orgânica. Como complemento, foi aplicado via foliar PRIME+C e K+ PREMIUN. Por fim, foi apresentado o manejo de pragas e doenças com o portifólio Muito Mais Soja da Bayer CropScience, composto pelos fungicidas Fox e Sphere Max, pelos inseticidas Belt, Certero, Larvin, Connect e Cropstar, este último utilizado para tratamento de sementes. Abaixo podemos ver detalhes do campo.