Dentre muitas coisa que vimos na Argentina, uma me chamou a atenção. Já ouvi diversas vezes pessoas falando de represa seca, mas lá pude ver o Rio Seco. Sim, um rio sem água; porém sem água superficial. Há no local um leito de rio de aproximadamente 35 metros de largura, com mata ciliar, tudo certinho; a grande diferença é que nesse leito há apenas areia. Um perfil de +/- 70 metros de profundidade de areia e que no fundo corre água. Dessa forma existe o leito de um rio, com água correndo no subsolo. Na minha opinião, uma das paisagens mais incríveis que já vi.
Translate
segunda-feira, 31 de março de 2014
Viagem Técnica II
Depois de muitos preparativos e muita ansiedade, concluímos mais uma etapa técnica na cultura do amendoim. Fábio e eu estivemos na Argentina, conhecendo um pouco mais dessa cultura tão importante e expressiva para nosso vizinhos argentinos e para nós também. Pudemos visitar algumas áreas comerciais, e entender um pouco mais sobre suas técnicas, manejos, tratos culturais e maquinário utilizado. Vimos toda a sua preocupação no combate ao Carvão do Amendoim, buscando novos produtos e novos cultivares resistentes; suas lutas no combate as doenças de solo como Fusariose e Rhizoctonia. Também pudemos entender porque hoje, a Argentina, mais precisamente a província de Córdoba, tem um reconhecimento mundial de seu amendoim. Os agricultores, os órgãos competentes como a CIA Cabrera e o INTA, os órgãos públicos, todos voltados para buscar novas tecnologias e novas soluções para os problemas. Com isso, temos nosso vizinho país como um dos maiores, senão o maior, exportador mundial de amendoim. Agradeço a todos que nos ajudaram e que nos acompanharam em nossa estadia. Pessoas como Inácio, Ezequiel, Bruno (nosso conterrâneo), Mariano e Alberto, que não mediram esforços, mesmo diante de dificuldades como o idioma, em nos auxiliar. Amigos que fizemos em tão pouco tempo, mas que levaremos conosco. Obrigado a todos!!!
Ednelson, Inácio, Mariano e Fábio
sexta-feira, 21 de março de 2014
Viagem Tecnica
Estamos nos preparando para mais uma grande missão. Na segunda-feira dia 24 de março, estaremos partindo para Córdoba na Argentina, eu e meu amigo e consultor da cultura do amendoim Fábio, também conhecido por Gaúcho. Vamos em busca de novas informações e novas tecnologias para essa cultura tão importante na região de Itápolis, Ibitinga, Borborema, Novo Horizonte e Itajobi, cidades essas atendidas por nós e por mais alguns consultores. Estamos dando o máximo para que possamos voltar cheios de novidades. Agradeço a todos que estão se empenhando em nos ajudar, particularmente a Juan Ignácio, que não está medindo esforços para nos receber em terras Cordobenhas. Em tão pouco tempo de contato, se mostrou uma pessoa totalmente disponível, se prontificando a nos acompanhar, a nos auxiliar durante nossa estadia em Córdoba. Muito obrigado Ignácio.
Para maiores informações, clique aqui!
sábado, 15 de março de 2014
O grande desafio
Sabemos que a agricultura e a pecuária vem a algum tempo, dando ao Brasil um lugar de destaque no mercado internacional, seja pela produção de soja, de suco de laranja, de gado de corte, de frango, milho, ou qualquer outra atividade relacionada ao setor. Com o amendoim não é diferente. Nós temos hoje no Brasil, grandes agricultores, que vem buscando a cada dia se aprimorar nessa cultura tão importante. Mas, como diz um velho provérbio, "é necessário matar um leão por dia", nós também temos que "matar" o nosso leão a cada dia. Leão esse das dificuldades ocasionadas pelas pragas e doenças, pelos fatores climáticos, pelo conhecido Custo Brasil, por falta de apoio das autoridades competentes, entre tantos outros. Meu intuito neste post é mostrar que mesmo diante de todas essas dificuldades, encontramos pessoas dispostas a dar o melhor de si, a fazer algo a mais, a ir além. Pessoas que muitas vezes abrem mão de seus próprios desejos, de suas próprias vaidades para fazer a terra florescer. Para poder levar a mesa de cada um de nós, o alimento nosso de cada dia. Quero agradecer a todos os nossos agricultores e pecuaristas, e dizer-lhes que não desistam nunca de seus objetivos e ideais, pois quanto maiores forem as dificuldades, tenham certeza, maiores serão as recompensas. A vocês, meu muito obrigado.
segunda-feira, 10 de março de 2014
Seca continua a prejudicar a agricultura paulista
O período de seca pelo qual estamos passando, vem assustando muito os agricultores do interior paulista. Muitas lavouras sendo prejudicadas, seja pelo ataque de pragas e doenças como, por exemplo, o Trips, Ácaros, Viroses, como pela falta de água. A situação é tão grave, que em alguns pontos do Rio Tiete, importante rio paulista, podemos ver "ilhas" se formando, bem como um bosque de árvores secas, que outrora ficavam submersos e imperceptíveis. As chuvas que ocorreram no final do mês de fevereiro e começo do mês de março ajudaram muito, porém ainda são insuficientes para normalizar o nível dos rios. Abaixo vemos um ponto do Rio Tiete.
sexta-feira, 7 de março de 2014
Seca prejudica produtores de amendoim
A grande estiagem que assolou o interior paulista, afetou diretamente a produção de praticamente todos os setores agrícolas, como soja, laranja, milho, cana e amendoim. Estima-se que a quebra na produção de amendoim seja superior a 50%. Além da menor produção, os grãos produzidos são de baixa qualidade, influenciando no rendimento final, e por conseguinte, no preço pago ao produtor. Abaixo podemos ver alguns dos efeitos da seca na região de Borborema.
quinta-feira, 6 de março de 2014
6º Circuito del Maní
Acontecerá no próximo dia 27 de março, o 6º Circuito del Maní, na cidade de General Deheza, Córdoba - Argentina. O intuito desde evento é apresentar aos produtores argentinos, as novidades no setor do amendoim, como máquinas, produtos, arranque e colheita. É considerado o mais importante evento a campo da cultura do amendoim. Vale lembrar, que hoje a Argentina é o principal exportador mundial de amendoim, tendo sua produção comercializada no mercado Europeu, Asiático e Americano. Tamanha é a importância deste evento, que grandes empresas como a BAYER CROPSCIENCE, BASF E SYNGENTA estão dando todo o apoio e suporte a este grande evento. Parabéns a CIA GEN. CABRERA e ao INTA, organizadores do evento.
Assinar:
Postagens (Atom)